Mantenha-se Informado

Quer receber ofertas de emprego em seu email? Assine grátis! Digite seu email:

quinta-feira, 6 de março de 2008

Cursos e Carreiras - Quimica

Poucos empregos

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Quem nunca ouviu essa frase? Formulada por Antoine Lavoisier, o pai da Química moderna, ela é o núcleo de um dos conceitos mais populares do mundo das ciências, segundo o qual sempre que ocorrem reações químicas não há perda nem acréscimo de matéria. Estudar as propriedades e as possibilidades de transformação de inúmeras substâncias é o principal papel do químico, um profissional cuja curiosidade científica remonta à Idade Média – os alquimistas já faziam experiências para transformar chumbo em ouro.

De lá para cá, a profissão caminhou ao lado da evolução tecnológica. Não fosse a Química, a fotografia, por exemplo, nunca teria aparecido. Várias descobertas nessa área geraram o filme fotossensível, necessário para captar a imagem original, e o papel fotográfico, usado para fazer as cópias. Também deve-se à Química a descoberta de que a camada de ozônio – nossa proteção contra os raios ultravioletas – pode ser destruída por substâncias como o clorofluorcarbono (CFC), usado em aerossóis, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado.

Como a tecnologia química possibilita a transformação de matérias-primas em produtos úteis e comercializáveis, o mercado está sempre em busca desse profissional para trabalhar em laboratórios de diversos tipos de indústria: farmacêutica, química mineral, têxtil, petroquímica, alimentícia etc. Nesses setores, a ação do químico vai além do manuseio de reagentes. Cabe a ele selecionar e comprar equipamentos e materiais. Fora da experimentação pura, há oportunidades também em consultorias técnicas e na área de vendas.

Apesar das muitas frentes de trabalho, atualmente é pequena a oferta de vagas. "Quando há recessão, esse setor é um dos mais atingidos. Diminui o investimento em pesquisas e muitas indústrias encerram as atividades", alerta José Alves Rocha Filho, coordenador do curso de matemática e Química da Universidade Camilo Castelo Branco, em São Paulo. O salário inicial é de seis mínimos por seis horas de trabalho, e nove salários mínimos para oito horas, de acordo com o Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo.

O caminho do magistério é opção segura. Como há poucos profissionais no mercado, a demanda por professores costuma ser alta. Com boa formação em ciências exatas, o químico está apto a lecionar outras disciplinas – como matemática, no ensino fundamental e física, no médio. Se fizer mestrado, pode dar aulas em faculdades.

Duração média do curso: quatro anos

Veja Também:


Assine Grátis por E-Mail

Nenhum comentário:

Coloque nosso Button em seu blog: Emprego Rapido

 
Curitiba - Fortaleza - Porto Alegre - Recife - Rio de Janeiro - São Paulo - Encontrei minha vaga - Sites de Vagas - Empregos no Exterior - Concurso Público

© 2007 Emprego Rápido- Emprego, Vagas e Trabalho - Contato: empregora@gmail.com